sábado, julho 11, 2009

Kunsthaus - Casa de Cultura




Me veio a ideia de colocar estas fotos e links em função de um debate numa comunidade no Orkut. Este texto eu também escreví lá em 29/Junho/2009


Eu dei uma olhada neste projeto que voces chamam de bolha (Kuntshaus)
Realmente é um projeto de Peter Cook e Colin Fournier feito em 2003
Depois de olhar o projeto rapidamente, e até onde deu pra ver, eu achei bacana. Interfere com o cenário urbano mas não de forma desagradável ou exagerada para meu gosto.
Se tiver que respondeu eu digo. Gostei do projeto *rs
Se olhar somente por cima não dá pra entender a proposta. Em minha opinião, é mais para ser visto de vários angulos, principalmente dos planos de vista do chão e também internamente.
É uma construção que parece de certo modo dentro da mesma inspiração utilizada por Renzo Piano e Richar Rogers ao projetarem o Beauborg ou centro George Pompido construido entre 1972-1977.
Entretanto, este projeto da (kunsthaus) casa de cultura parece ser "organico " além de geometria não euclidiana.
Pelo que observei e lí, por tras de paineis de vidro existe iluminação que cria formas interessantes mudando o aspecto da fachada. Segundo os arquitetos a construção é não convencional e não poderia ter sido projetado através de sistema convencional de plantas e elevações. E esta é a proposta deles.
No link tem mais fotos e alguns textos dos arquitetos projetistas:

http://archisketches.blogspot.com/2007_06_01_archive.html


"É deliberadamente um Alien, algo que não se refere nem em formas nem em materiais ao vocabulário arquitetônico das áreas circundantes com seus telhados vermelhos. Esta nova construção aponta a cabeça como se fosse algo de outro planeta, e parece que a cidade diverte-se e se delicia com esta provocação"

Sobre Tecnologia e a Kunsthaus eles (os arquitetos que projetaram) dizem

"A Kunsthaus não é sobre expressão de alta tecnologia. Não tinhamos nem orçamento nem inclinação. A mutação tecnológica da qual esta construção é sintoma é mais profunda, e se baseia na mudança radical dos processos de projetos (design) e sua conexão com processos de fabricação automatizados.
Um objeto de geometria não Euclidiana não pode ser desenhado e representado por plantas convencionais, elevações e seções, sendo mais propício a representação com auxilio de modelagem 3D computadorizada, para depois serem conectados ao processo cad-cam ou fabricação de componentes automatizados.
Esta guinada em direção à modelagem 3D como uma forma legitima para o design comtemporâneo leva-nos às vezes a nos sentirmos como dinossauros à vespera de uma grande mudança climática.
Este é apenas o começo de surpresas que nos esperam no seculo 21:
Arquitetura nunca mais será a mesma, e esta edificação está no ponto de transição."

Neste ponto eu acho um exagero quando se diz coisas como..daqui pra frente Tudo vai ser assim, o que ocorre depois nem sempre mostra que o "Tudo" se confirma. Sem fazer defeza de nenhum ponto de vista, acho que diferentes sistemas e soluções se aplicam para diferentes problemas ou concepções de arquitetura. Arquitetura com forma baseadas em geometria euclidiana e também em repetições taylorizadas em minha opinião sempre poderá ser útil e utilizada.

........, concordaria ou acha que o Archigram (retirando-se a ideia da arquitetura nômade ) não teria inspirado os arquitetos da arquietetura de estilo/escola que pode ser chamada de Produtivismo, como Norman Foster, Piano, Richard Rogers?

Obs.. complementando... não somente o Archigram, mas o Archigram seria uma das influências significativas além do Deutscher Werkbund, etc.?


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